Pesquisar no site

EN2 por Etapas

Esta categoria está em branco.

Partir à aventura na Estrada Nacional 2

A Estrada Nacional 2 não tem de ser uma corrida. Deve, dentro da sua disponibilidade, escolher o tempo que vai precisar. Assim pode decidir onde dormir, onde comer e o que visitar dentro do seu orçamento e das suas necessidades.

Exploremos o interior rural do país, que muito se fala estar esquecido.
Hoje em dia e apesar de merecer muito mais cuidado do que lhe é prestado, encontra-se pavimentada em toda a sua extensão. Em algumas zonas é preciso atenção redobrada para não se perder a EN2 .

Começando nas montanhas de Trás-os-Montes seguem-se as famosas vinhas da região do Douro, atravessando a região das Beiras, os vinhedos do Dão, a zona da famosas aldeias do Xisto, as longas planícies do Alentejo, o Barrocal Algarvio onde já quase se sente o cheiro a mar das praias do sul do país.
Especial atenção à navegação, na zona centro do país, entre Santa Comba Dão e Penacova. O antigo percurso da EN2 coincide com o traçado do atual IP3. Esta é uma zona pouco sinalizada, por onde seguir o trajeto exacto poderá ser confuso caso não estejamos com atenção.

Em que altura do ano fazer a Estrada Nacional 2?

Qualquer altura claro, mas as melhores serão Abril/Maio e Setembro/Outubro. Devido ao tempo mais fresco que normalmente se faz sentir.
Se tiverem oportunidade de fazer mais que uma vez, façam em diferentes alturas do ano e vejam as diferenças. A diferença mais marcante é a paisagem, não esquecendo que passear por terras Alentejanas com 40º ao meio dia não é muito aconselhável.

Quanto tempo é preciso para percorrer a Estrada Nacional 2?

Talvez o mais questionado por quem decide partir nesta aventura.
A resposta é ainda mais difícil, pois depende do tempo que se tem disponível ou do orçamento, pensamos que serão os 2 factores com mais peso.

Entre 4 a 5 dias será uma boa média.

Coisas para fazer, visitar ou explorar não faltarão, ao longo de toda a EN2. Pode optar por um percurso com mais dias de viagem e explorar muito mais.

Claro que também pode aproveitar um fim de semana para fazer o reconhecimento do trajecto e ganhar assim apetite para uma próxima jornada mais longa.

Uma boa maneira decomeçar a planear a viagem é dividir os 738,5 Km pelo numero de dias que tem disponíveis e calcular assim a média diária de Km´s.
Supondo que são 4 dias, daria uma média de 185 Km´s por dia. Não esquecer de adicionar os Km´s de casa até Chaves e depois de Faro a casa.

Deixamos aqui umas sugestões:

1 dia- Chaves - Faro;

2 dias- Chaves - Vila de Rei - Faro;

3 dias- Chaves - Penacova - Mora - Faro;

4 dias- Chaves - Viseu - Vila de Rei - Alcaçovas - Faro;

5 dias- Chaves - Castro Daire - Gois - Ponte Sor - Ferreira do Alentejo - Faro;

6 dias- Chaves - Castro Daire - Vila Nova Poiares - Sardoal - Montemor-o-novo - Castro Verde - Faro;

7 dias- Chaves - Lamego - Santa Comba Dão - Gois - Abrantes - Montemor-o-novo - Aljustrel - Faro;

10 dias- Chaves - Santa Marta de Penaguião - Castro Daire - Santa Comba Dão - Gois - Sertã - Ponte Sor - Montemor-o-novo - Ferreira do Alentejo - Almodovar - Faro;

15 dias- Chaves - Vila Pouca Aguiar - Peso da Régua - Castro Daire - Tondela - Penacova - Gois - Pedrogao pequeno - Vila de Rei - Montargil - Montemor-o-novo - Santiago do Escoural - Ferreira do Alentejo - Castro Verde - São Bras de Alportel - Faro.

Ou então vão sem planear, as boas gentes da EN2 não deixam ninguem dormir na rua nem passar fome.

Um bom amigo para planear esta viagem é o Roteiro da EN2. Um Guia com 500 páginas cheias de infoirmação útil que pode comprar aqui.

Pode também consultar os separadores "Onde comer e beber", "Onde Dormir" e "A visitar".

E quem não gosta de descontos ou ofertas? No separador "Vouchers" pode ver as várias vantagens nos Parceiros da Comunidade EN2 ao longo de toda a Estrada. Envie email para comunidadeen2@gmail.com e peça todos ou apenas aqueles que lhe interessam, sem custos.

Desejos de uma excelente viagem/aventura!!! E acima de tudo divirtam-se.

© 2017 Biker´s Place | Bruno Serra. Rua José Francisco Manangão nº13 r/c 2740-077 Porto Salvo | NIF. 215686764

Desenvolvido pela loja virtual Webnode